Home

Corrente no WhatsApp lista valores falsos de multas

8 janeiro 2018 Notícias


Não é a primeira, nem a segunda vez que passa a circular em redes sociais e grupos do aplicativo “Whatsapp” uma mensagem com o alerta para novas multas de trânsito e novos valores aplicados pelo Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran), e mais uma vez as informações não passam de boatos. O Detran-SE esclarece que as informações repassadas nesta corrente não procedem.

Logo no início do texto falso divulgado, aparece a informação de proibição pelo uso de película escura no vidro do veículo, estando o condutor sujeito à multa no valor de R$ 970,70, mas, isto é mentira. Pelas regras, só não pode o uso de películas mais escuras do que o permitido, no qual se caracteriza como infração grave com multa de R$ 195,23, cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e retenção de veículo para regularização. Os limites de transparência que devem ser mantidos nos para-brisas variam de 75% a 28%.

Além dessa informação, todas as demais sobre pneu careca, lâmpadas queimadas, limpador de vidros, fumar dirigindo, etc, como consta no texto repassado, trazem meias verdades e valores completamente falsos ao que de fato é cobrado pelo Detran. O órgão orienta que a população permaneça atenta a esse tipo de mensagem que de forma rotineira é repassada com valores falsamente ajustados.

“O correto é que as pessoas não pudessem divulgar falsas informações para não prejudicar a orientação correta dos usuários do sistema de trânsito não só aqui no Estado, mas também em todo o país”, ressalta a assessoria de comunicação do Detran.

Outra informação curiosa é sobre a renovação do documento da CNH, ao qual no texto diz que o prazo será de apenas 30 dias após o seu vencimento, e após este período, o documento será cancelado automaticamente, sendo o condutor obrigado a prestar todos os exames novamente. Mais uma vez, esta informação não é verídica.

Fonte: Jornal da Cidade


, ,

Compartilhar