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Saiba como bloquear ligações de telemarketing na Anatel; o processo pode ser feito rapidamente através do site “Não Me Perturbe”.

 

Ninguém acha legal receber diversas ligações de telemarketing. Felizmente, a Anatel tem um site chamado “Não Me Perturbe” que permite bloquear chamadas de operadoras e instituições financeiras. Abaixo, vou mostrar como cadastrar seu número caso queira eliminar (ou pelo menos diminuir) essas ligações.

 

O que é o “Não Me Perturbe”

 

O “Não Me Pertube” é uma plataforma criada pela Anatel para solicitar o bloqueio do recebimento de ligações relacionadas a ofertas de serviços de telecomunicações (telefone móvel/fixo, TV por assinatura e internet) das operadoras, bem como de operações de consignado (empréstimo consignado e cartão de crédito consignado) de instituições financeiras.

 

Empresas participantes

 

Inicialmente, o site abrangia apenas as seguintes operadoras: Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, Telefônica/Vivo e TIM. Mas no início de 2020, diversas instituições financeiras também aderiram a iniciativa. Abaixo você confere a lista completa:

Agibank;

Banco Alfa;

Banco do Brasil;

Banrisul;

Bari;

BMG;

Bradesco;

Bradesco Financiamentos;

BRB;

BV;

Caixa;

Cetelem;

CCB Brasil;

Digio;

Daycoval;

Facta Financeira;

Financeira Alfa;

Inter;

Itaú-Unibanco;

Itaú Consignado;

Mercantil do Brasil;

Mercantil do Brasil Financeira;

Olé Consignado;

PAN;

Paraná Banco;

Safra;

Santander;

Sicredi;

Zema Financeira.

 

Como funciona o “Não Me Perturbe”

 

O funcionamento do “Não Me Perturbe” é bem simples. Após realizar o cadastro, o bloqueio acontece em até 30 dias. Por isso, não estranhe se você continuar recebendo chamadas durante esse período.

Outro ponto que também deve ser mencionado é que o site não bloqueia todas as ligações. Na verdade, o bloqueio abrange apenas as chamadas de telemarketing que sejam relativas a ofertas de serviços que não foram solicitadas pelo cliente. Ligações não identificadas, que ficam mudas ou que não sejam sobre telemarketing não serão bloqueadas.

Quanto as instituições financeiras, o bloqueio entra em vigor em ofertas indesejadas de empréstimo consignado e cartão de crédito consignado. Por outro lado, essa restrição não se aplica aos seguintes casos: confirmação de dados, prevenção a fraudes, realização de cobranças e retenção de solicitações de portabilidade.

 

Como bloquear ligações de telemarketing

 

1 – Acesse naomeperturbe.com.br;

2 – Clique em “Quero me cadastrar”;

3 – Preencha as informações solicitadas, aceite os termos e clique em “Enviar”;

4 – Clique no botão “Novo bloqueio”;

5 – Insira o número do telefone que deseja parar de receber ligações e escolha quais empresas entrarão no bloqueio;

6 – Clique em “Enviar”;

7 – Um código de verificação será enviado por SMS para o telefone cadastrado. Digite os números no site e clique em “Enviar” para finalizar.

 

Pronto, agora você já sabe como bloquear ligações de telemarketing na Anatel.

 

 

Fonte: TECNOBLOG por Wagner Prado

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