NO AR
MADRUGADA 103
00h às 04h

 Foto: Divulgação/Porto de Santos

 

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) lançou a iniciativa Renovar Frota +Verde. O objetivo é substituir a veículos antigos e altamente poluentes por unidades mais modernos e sustentáveis. A portaria que define  critérios para o programa foram publicadas no Diário Oficial da União nesta quarta-feira, 18.

 

De acordo com o MMA, o Brasil tem quase 1 milhão com mais de 30 anos de uso. Ao mesmo tempo em que a frota do Brasil envelhece, “as montadoras ao redor do mundo aceleram o lançamento de novos veículos 100% elétricos ou a hidrogênio verde”, escreve o ministério em nota.

 

“No caso dos veículos leves, mais da metade, cerca de 26 dos 45 milhões, têm mais de 10 anos”, informa o MMA. “A idade média dos automóveis comuns é de 18,7 anos, dos caminhões de 22,5 anos e, no caso dos ônibus, a média é de 16 anos”, informa a pasta. “O cenário é semelhante para motores estacionários, tratores e embarcações.”

 

De acordo com o MMA, Renovar Frota +Verde também tem como finalidade combater o descarte incorreto de motores, veículos e peças, óleos lubrificantes, baterias, peças e componentes. A ação incentiva a reciclagem, a recuperação de sucata e a economia circular.

 

“Incentivar a renovação é importante e vai ao encontro das políticas de redução de emissões de carbono e outros gases causadores do efeito estufa”, escreve o ministério em nota. “O quilômetro rodado em veículos mais modernos, que possuem dispositivos para a redução de emissões e têm mais eficiência energética, gera menos poluentes e reduz a incidência de acidentes que possam causar impactos ambientais.

 

 

Via Revista OESTE

Publicidade

© COPYRIGHT 2024 - 103 FM ARACAJU. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.