NO AR
TARDE TOTAL
13h às 17h

Foto: Bruno Coitinho Araújo (CC BY-SA 3.0)

 

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje os resultados do aguardado Censo Demográfico, realizado no ano passado, trazendo importantes insights sobre a população sergipana e seu posicionamento em relação ao restante do país. De acordo com os dados fornecidos pelo IBGE, Sergipe registrou um notável crescimento populacional de 6,8% em comparação com o último Censo, realizado em 2010, alcançando uma população de 2.209.558 pessoas. Essa taxa de crescimento foi a mais expressiva entre todos os estados do Nordeste, superando a média regional de 2,9%. A nível nacional, o Brasil apresentou um crescimento populacional de 6,5%.
Os números revelam que o estado de São Paulo continua sendo o mais populoso do país, com mais de 44,4 milhões de habitantes, seguido por Minas Gerais, com 20,5 milhões, e Rio de Janeiro, com 16,054 milhões. Em contrapartida, Sergipe ocupa a sexta menor população do país, mantendo sua posição em relação ao Censo anterior e sendo o menor estado em termos populacionais na região Nordeste.
No contexto municipal, a capital Aracaju se destaca como o município mais populoso de Sergipe, com uma população de 602.757 habitantes. Em seguida, vem Nossa Senhora do Socorro, com 192.330 habitantes, e Itabaiana, com 103.439 habitantes. É válido mencionar que o município de Lagarto também alcançou a marca de 100 mil habitantes, totalizando 101.579 pessoas. Dessa forma, Sergipe passou a contar com quatro municípios com uma população superior a 100 mil habitantes, em comparação com apenas dois municípios em 2010.
Quando analisamos o ranking das dez maiores populações do estado, observamos uma mudança significativa em relação ao Censo anterior. Itabaiana, por exemplo, subiu da quarta para a terceira posição, ultrapassando Lagarto, que ocupava o terceiro lugar em 2010. Já Simão Dias conquistou avanços no ranking, passando da nona para a oitava posição. Por outro lado, Itabaianinha, que antes estava entre as dez maiores populações, saiu do ranking e agora ocupa a décima primeira posição. O município de Barra dos Coqueiros ingressou no ranking, ocupando a nona posição, após ter ocupado a décima oitava colocação em 2010.
No que diz respeito às menores populações do estado, o município de Amparo de São Francisco permanece liderando o ranking, seguido agora por Pedra Mole, que assumiu a segunda posição anteriormente ocupada por General Maynard. Dessa forma, as cinco menores populações de Sergipe estão distribuídas em Amparo do São Francisco (2.170), Pedra Mole (2.778), General Maynard (3.037), São Francisco (3.247) e Telha (3.274).
Os resultados do Censo Demográfico fornecem um panorama detalhado sobre a evolução da população sergipana, revelando tendências demográficas e possibilitando uma melhor compreensão da dinâmica social e econômica do estado.
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Publicidade

© COPYRIGHT 2024 - 103 FM ARACAJU. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.