Pela primeira vez na história, Sergipe e sua capital, Aracaju, são comandados simultaneamente por mulheres. A desembargadora Iolanda Santos Guimarães, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE), assumiu interinamente o Governo do Estado nesta sexta-feira (2), durante solenidade no Palácio Museu Olímpio Campos. A transmissão de cargo foi feita pelo governador Fábio Mitidieri, que cumpre agenda oficial nos Estados Unidos até o dia 10 de maio.

 

A posse de Iolanda Guimarães reforça o protagonismo feminino nos espaços de poder e marca um gesto de integração institucional entre o Executivo e o Judiciário. Mitidieri destacou a importância simbólica da nomeação: “Mais de 40% do nosso secretariado é composto por mulheres, e agora temos uma mulher no comando do Governo. Isso é representativo e necessário.

 

A governadora em exercício afirmou que manterá a continuidade das ações governamentais, assegurando que está preparada para tomar decisões em caso de urgência. “O Governo continuará caminhando dentro da normalidade. Se houver alguma eventualidade, estou apta a tomar as medidas necessárias”, declarou.

 

A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, que acompanhou a cerimônia, ressaltou o simbolismo do momento para a política sergipana. “É forte e relevante. Não importa o tempo de mandato; o que importa é o significado dessa ocupação do espaço feminino”, disse.

 

Durante sua viagem aos Estados Unidos, o governador Fábio Mitidieri participará da Offshore Technology Conference (OTC 2025), em Houston, com foco na atração de investimentos para os setores de petróleo, gás e tecnologia. A comitiva sergipana também visitará a sede da Optimus Technology Group, com expectativa de firmar parcerias para a instalação de um data center e um centro de pesquisa em Sergipe.

 

Por William Leal

Com Informações da SECOM-SE

 

Publicidade

© COPYRIGHT 2025 - 103 FM ARACAJU. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.