NO AR
MADRUGADA 103
00h às 04h

Na última quinta-feira (14), o WhatsApp anunciou o lançamento oficial de quatro novas funções que chegarão “nas próximas semanas” ao mensageiro. Agora, os usuários poderão reagir às mensagens utilizando seis emojis (inicialmente), realizar chamadas em grupo com mais participantes e compartilhar arquivos de até 2 GB de tamanho.

 

As novidades fazem parte da estratégia do aplicativo para lançar as Comunidades, que também foram introduzidas no dia de hoje. A função, assim como as outras, vem sendo testada internamente e deverá ser disponibilizada no futuro. Estas são as principais novidades anunciadas:

 

  • ·         Reações com emojis: usando seis emojis, os usuários poderão reagir às mensagens assim como no Instagram ou Messenger;
  • ·         Arquivos maiores: o compartilhamento de arquivos agora permite transferir itens de até 2 GB de tamanho;
  • ·         Chamadas com mais pessoas: agora, grupos de até 32 pessoas podem participar de uma chamada no WhatsApp;
  • ·         Controles para grupos: administradores agora “poderão remover mensagens erradas ou problemáticas” para todos os participantes.

 

Vale ressaltar que as novidades ainda não estão disponíveis para o público geral. Will Cathcart, CEO da empresa, diz que as funções ajudarão as Comunidades do WhatsApp “oferecerão privacidade e segurança muito melhores do que outros players [concorrentes]”.

 

Comunidades do WhatsApp

 

As Comunidades do WhatsApp estarão disponíveis em uma nova aba do aplicativo. A ideia é que a nova funcionalidade seja útil para escolas, clubes, organizações sem fins lucrativos e outros grupos pequenos. Nelas, será possível reunir grupos separados em um único espaço, mas que tratem de um mesmo assunto relacionado.

 

“Enquanto outros aplicativos estão criando chats para centenas de milhares de pessoas, optamos por focar em apoiar os grupos que fazem parte do nosso dia a dia”, diz a empresa em comunicado. A companhia cita, porém, que ainda é cedo para o lançamento das Comunidades, que deverá contar com a evolução de novos recursos. Este “será um dos nossos principais focos para o próximo ano”, ressalta o WhatsApp.

 

Os administradores também poderão enviar mensagens para todos os grupos de uma vez, agilizando a comunicação entre eles. Também será possível escolher quais grupos farão parte de uma Comunidade, bem como excluir algum se necessário. Além de mensagens, arquivos e mídias “inadequados ou abusivos” também poderão ser excluídos para todos os membros por um administrador.

 

A empresa também destacou que traz “limites sensatos” para a disseminação de informações. Por exemplo, não será possível descobrir ou buscar por uma comunidade no serviço, como acontece no Telegram. O encaminhamento de mensagens — que já foram encaminhadas — também só poderá acontecer uma única vez, e para um único grupo. A empresa acredita que isso “reduzirá significativamente a disseminação de informações erradas e potencialmente prejudiciais”.

 

Para o Brasil, a empresa ressalta que “não implementará nenhuma mudança significativa de produto” antes das eleições presidenciais, que acontecem em outubro.

 

 

Fonte: TECMUNDO

Publicidade

© COPYRIGHT 2024 - 103 FM ARACAJU. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.