Home

Temperaturas elevadas dão boas-vindas ao verão

5 dezembro 2018 Notícias


Entrou dezembro e as temperaturas já começam a apresentar as características da próxima estação: o verão. O período inicia a partir do dia 21 de dezembro, no entanto, o Centro de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) já registra elevação de temperaturas máximas no Agreste Sergipano para mais de 35º C. Apesar do calor, o verão, que se estende até março, também será marcado por chuvas convectivas, trovoadas e relâmpagos.

“Estamos sob as características do final da primavera. Onde predomina tempo quente, temperaturas muito elevadas em todas as regiões do Estado. No Agreste e no semiárido sergipano, as temperaturas máximas são registradas na parte da tarde, e as mínimas durante à noite. Mas podemos ter um verão com previsão de chuvas”, ressalta o meteorologista Overland Amaral.

Conforme o especialista, as chuvas deverão ocorrer de maneira intervalada, a cada 10 dias, em todo o Estado, inclusive nas regiões do Alto Sertão e Agreste sergipano. “No final de dezembro é que o sistema volta com a instabilidade. Nós teremos uma estação quente e sujeita a instabilidades convectivas com chuvas e trovoadas, o que é positivo para quem estava em estado de seca gravíssimo”, salienta Overland.

Com as possibilidades de chuvas intercaladas, os açudes e barragens de Sergipe poderão ser restabelecidos e organizados. No último final de semana, por exemplo, o sertão do estado foi contemplado com bastante chuva. “E vai continuar caindo na região do sertão, agreste, oeste”, afirma o especialista.

Segundo Overland, essas chuvas fora de tempo acontecem pela circulação de movimentos de massa e sistema de instabilidades que chegam pela região Sul, ocorrendo também em toda a Bahia e chegando a Sergipe. “É um movimento convectivo, vertical do ar, que forma grandes nuvens de chuva, por vezes com descargas elétricas, como relâmpagos e trovões”, disse.

Por Laís de Melo/Equipe JC


Compartilhar